A Amazônia Azul é a expressão usada para designar a extensa área marítima sob jurisdição do Brasil, que ultrapassa 4,5 milhões de km². Esse espaço inclui o mar territorial, a zona econômica exclusiva (ZEE) e a plataforma continental estendida, sendo equivalente — em dimensão e riqueza — à Amazônia terrestre.
A expressão foi adotada oficialmente pela Marinha do Brasil para conscientizar a população e as autoridades sobre a importância estratégica, econômica, ambiental e geopolítica do espaço marítimo brasileiro.
O termo “Amazônia Azul” foi cunhado no início dos anos 2000 com o objetivo de associar à vastidão e à importância da floresta amazônica um outro patrimônio nacional: o mar. Assim como a Amazônia Verde é vital para o clima e a biodiversidade, a Amazônia Azul é crucial para o desenvolvimento econômico, a soberania e a segurança do país.
A Amazônia Azul compreende:
O Brasil pleiteia, junto à ONU, o reconhecimento de uma área adicional de cerca de 963 mil km², o que poderá elevar a área total da Amazônia Azul para mais de 5,7 milhões de km².
A Amazônia Azul possui grande relevância para o Brasil por diversos fatores:
A Marinha do Brasil é a principal responsável por garantir a soberania brasileira sobre a Amazônia Azul. Suas ações incluem:
Alguns dos principais projetos associados à proteção e desenvolvimento da Amazônia Azul:
A Amazônia Azul enfrenta desafios crescentes, como:
Esta página faz parte do Wiki Defesa, uma iniciativa do portal Defesa em Foco para valorizar o pensamento estratégico e conscientizar a população sobre a importância dos espaços marítimos brasileiros.